O FormSUS é um serviço do DATASUS para a criação de formulários na WEB, destinado ao uso do SUS e de órgãos públicos parceiros, para atividades de interesse público..
Os interessados em utilizá-lo devem seguir suas Normas de Utilização, que são compatíveis com a legislação e com a Política de Informação e Informática do SUS.
Para criar formulários você precisa estar cadastrado como Gestor de Formulário do FormSUS.
O FormSUS contribui com as diretrizes da Política Nacional de Informação e Informática relativas à democratização das informações e à transparência na gestão pública, permitindo:
• Estabelecimento de mecanismos de compartilhamento de dados de interesse para a saúde;
• Ampliação da produção e da disseminação de informações de saúde;
• Acesso livre a bases de dados em saúde não-identificados;
• Acesso responsável, respeitados os preceitos éticos, a dados individuais identificados, garantindo a privacidade e confidencialidade dos respondentes.
Coletar dados é o problema? FormSus é a solução!
Coletar dados do seu público alvo, armazenar de forma organizada, gerar relatórios rapidamente e poder aproveita-los em outros sistemas. Além de poder acessar esses dados de qualquer lugar via Internet.
Gerentes e administradores de sistemas, estão sempre procurando atender as solicitações com velocidade, baixo custo e eficiência. Porém programar um sistema, montar banco de dados e gerar relatórios, por mais simples que sejam consumirá no mínimo uma semana de trabalho.
Com o FormSus é possível realizar essa tarefa em alguns minutos!
Dica importante: Os campos no FormSUS tem um código identificador único. Se você precisar colocar no seu formulário uma dupla de campos Estado / Município onde o campo Estado seja pai do campo Município, há apenas duas duplas dessas compartilhadas na Biblioteca de Campos:
1) Estado (14) e Município (56) no grupo Dados Pessoais
2) Estado (185) e Município (186) no grupo Dados Institucionais
Selecione a opção Usar para inserí-los em seu formulário.
Outra possibilidade é usar os campos de Municípios por Estado, também compartilhados na Biblioteca de Campos mas você precisa associá-los a um campo Estado ou Unidade da Federação.
Outras dicas
1. Alterações em vários campos simultaneamente:
Para incluir/excluir campos do formulário, ativar/desativar busca em campo, ativar/desativar obrigatoriedade de preenchimento, incluir/retirar quebra de página, alterar pergunta acima ou ao lado da resposta e ativar/desativar campo chave basta selecionar os campos e selecionar a ação desejada em Selecionar a ação.
2. Campos e grupos são identificados por números para diferenciar os homônimos.
3. Na mala direta – (ver em Busca Ficha) há a possibilidade de envio da ficha em anexo e o link para sua alteração.